Coaching Life

Vícios Emocionais: a química corporal e seus efeitos sobre nossa vida

É comum entendermos e julgarmos pessoas que possuem algum tipo de dependência química, como drogas e álcool. Entretanto, existem outros tipos de vícios que são tão destrutivos quanto estes que vemos rotineiramente.

Os vícios emocionais são atitudes e comportamentos que promovem a liberação de substâncias químicas em nosso corpo, as quais promovem reações em cadeia e nos fazem agir de maneira impulsiva, destrutiva e não ecológica (que não faz bem aos que nos rodeiam).

Segundo Paulo Vieira, há viciados em confusão, em briga, em solidão, em perder dinheiro, em ser abandonado, em ser traído ou em ser humilhado. Para cada variação emocional e sentimental, existe uma combinação de hormônios e neuro-hormônios.

Um dos neuro-hormônios mais prejudiciais é o cortisol. Ele é produzido por pessoas viciadas em coisas negativas e adversidades. O cortisol provoca estresse e reações inflamatórias por todo o corpo. O alto grau de exposição a este neuro-hormônio pode levar a doenças crônicas e graves ao longo da vida.

Diversos estudo vem apontando o papel importante de nossa mente sobre a saúde como um todo. Hoje a ciência já aponta que nossas crenças podem afetar diretamente nosso DNA e estimular a ativação de genes bons e ruins.

De acordo com Bruce Lipton, a maioria das disfunções biológicas (com exceção de traumas físicos e ferimentos) começa a nível celular. (…) e o cérebro controla o comportamento de todas as células do corpo. Sendo assim, entendemos que nossa forma de compreender o ambiente estimula nosso cérebro que por consequência coordena nossas células a agirem de acordo com o ambiente.

Se conseguimos entender nossos vícios emocionais podemos bloquear os estímulos do ambiente e aos poucos nosso cérebro irá parar de produzir os neuro-hormônios ligados a esse vício. Dessa forma, conseguimos mudar nosso comportamento e nos libertar de ações negativas e improdutivas.

A eliminação dos vícios emocionais requer disciplina e constância. É necessário a ativação de novos neuro-hormônios positivos, e isto é feito através de exercícios diários de forte impacto emocional. Com a repetição e intensidade os hormônios liberados mudam nosso comportamento e por consequência eliminam o vício.

Para saber ter acesso a uma lista de vícios emocionais clique aqui.

Guia Rápido Para Realizar Suas Metas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *