fbpx

Você já deve ter ouvido que a equipe é a cara de seu líder. Esta afirmação é verdadeira e muito coerente. Os resultados de uma equipe são reflexo da capacidade de liderança e gestão de seu líder.

Até pouco tempo atrás as empresas buscavam gestores carismáticos e enérgicos para assumirem funções de liderança. Estas características estão ligadas ao padrão de gestão autoritário, o famoso manda quem pode obedece quem tem juízo. Contudo tem se observado que este tipo de gestão não funciona mais e ainda produz mais efeitos negativos do que positivos ao longo do tempo.

Com a inserção dos millennials no mercado de trabalho as estratégias de gestão e motivação começaram a ser questionadas. Os millennials tem como característica principal o questionamento e a busca por um propósito em tudo.

A gestão autoritária tem se tornado pouco produtiva para as grandes empresas que hoje buscam novas estratégias para estimular e desenvolver suas equipes. A liderança inspiracional é a nova tendência no mercado, contudo ainda há uma grande dificuldade para encontrar profissionais capacitados para liderar dessa maneira.

A liderança inspiracional é um modelo de alta performance onde a base de toda a gestão está na capacidade do líder ser um Coach. Como Coach o líder irá criar estratégias individuais extraindo o melhor de cada membro da equipe.

Para ser um líder de alta performance é preciso desenvolver algumas habilidades comportamentais, também chamadas de soft skills. Estas habilidades desenvolvidas e aplicadas da maneira correta podem transformar o resultado de uma equipe.

Aqui estão as habilidades comportamentais do líder de alta performance:

  • Capacidade de inspirar e motivar
    • O líder de alta performance é sempre uma inspiração para a equipe. Para desenvolver esta habilidade faça cursos de oratória, leia livros sobre comunicação e psicologia positiva
  • Empatia
    • A empatia é mais que colocar-se no lugar do outro, é sentir-se como outro, deixando suas percepções e assumindo as do outro. Para desenvolver a empatia é preciso autoconhecimento, aprenda sobre meditação, faça trabalhos voluntários, uma dica de leitura é o livro “Dar e Receber”.
  • Comunicação Assertiva
    • Saber se colocar da maneira correta e na intensidade correta é fundamental. Uma palavra mal interpretada pode colocar seus resultados a perder. Busque conhecimento sobre comunicação não violenta e sobre marketing pessoal.
  • Flexibilidade
    • A alta performance está ligada a velocidade de tomada de decisões. Ter flexibilidade para poder se adaptar as mudanças é fundamental, assim como adaptar sua liderança à esses momentos também. Busque cursos sobre gestão de pessoas e inteligência emocional.
  • Saber reconhecer e valorizar
    • A nova geração de pessoas busca mais reconhecimento e significado do que propriamente uma valorização financeira. Se quer uma equipe de alta performance aprenda a elogiar, promova quando possível e crie um plano de desenvolvimento individual. Para desenvolver esta habilidade busque conhecimento de gestão comportamental para compreender as necessidades de cada um. Um bom livro é Decifre e Influencie Pessoas.
  • Resolução de Conflitos
    • Um líder de alta performance é sem dúvida um grande mediador. A arte de negociar é fundamental para grandes resultados. Faça cursos sobre negociação e comunicação não violenta.
  • Define metas realistas
    • Esta é uma das habilidades mais importantes. Saber definir os objetivos é fundamental para que sua equipe consiga traçar um caminho seguro e eficaz. O líder de alta performance tem que saber não sobrecarregar sua equipe, embora tenha que estabelecer metas que os motivem e desafiem constantemente.
  • Inteligência Emocional
    • Possuir habilidades e conhecer as técnicas e métodos utilizados no coaching ajuda a estimular o desenvolvimento constante da equipe e de si mesmo. A inteligência emocional proporciona uma visão mais equilibrada e assertiva das suas emoções. Ajuda a ponderar suas reações e o torna mais eficaz naquilo que faz. Faça um processo de Coaching, tenha um Coach para ajudá-lo nessa jornada.

A liderança em alta performance pode ser desenvolvida com estas habilidades aplicadas da maneira adequada, Cada gestor terá uma demanda diferente e cada equipe precisará de uma combinação específica para atingir seu potencial máximo.

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse Comigo